Olá!

Aqui no blog você encontra a receita de como fazer leite de amêndoas, que é um leite que eu amo, super suave e uma ótima opção vegana pra substituir os laticínios.

E o leite de amêndoas é a base desse queijo DELICIOSO de corte! Sim, podemos fazer tantas coisas veganas, deliciosas e que nos trazem um aconchego nas nossas memórias afetivas de certos alimentos de origem animal. Eu particularmente nunca gostei de queijo animal, e descobri nos queijos veganos minha paixão 🙂

Por isso criei essa receita e compartilho hoje com você!!

Depois deixa nos comentários se gostou, se provou, o que achou, e me diz também se curti esses vídeos rápidos e que mostram detalhes das receitas? Pra mim é muito importante saber se está sendo bom pra você! Para você poder tirar o melhor do que eu tenho pra te passar. <3

A receita completa por escrito está aqui:

Ingredientes

1 xícara de leite de amêndoas concentrado*

1/3 xícara de castanha de caju CRUA hidratada por 4 à 8 horas**

1 colher de sopa de ágar ágar ***

100 ml de água filtrada

1 colher de chá de sal marinho não refinado

1 colher de sopa de nutritional yeast (opcional mas faz toda diferença pra ficar com sabor de queijo)

De 1 à 2 colheres de sopa de suco de limão (por volta de 1 a 1/2 limão)

2 cápsulas de probióticos

 

Modo de Preparo

Primeiro dissolva o agar agar em 100 ml de água. Depois adicione em uma panelinha e ferva por 2 minutos mexendo sem parar.

Acrescente no liquidificador: leite de amêndoas, castanhas de caju, sal, nutritional yeast, sal marinho e suco de limão. Liquidifique bem até ficar lisinho. Depois adicione o agar agar fervido e liquidifique mais até encorpar.

Unte um pote de cerâmica ou de vidro no formato desejado com azeite ou óleo de coco. Adicione a mistura no pote e leve para geladeira para firmar. Pelo menos 30 minutos ou se quiser fermentar e deixar enaltecer mais o sabor , o melhor é deixar de 8h à 12 horas na geladeira antes de servir.

 

*Em vez de fazer o leite de amêndoas com 3 xícaras de água, liquidifique as amêndoas apenas com 2 xícaras de água e coe).

** Se não tiver deixado as castanhas de caju de molho com antecedência, você pode colocá-las em uma panelinha, acrescentar água e ferver por alguns minutos até ela amolecer. 

*** O ágar ágar é uma gelatina de origem vegetal extraída de algas marinhas e precisa SER IMPORTADA, porque ela precisa ser um isolado, um extrato de algas com elevada concentração desta gelatina (uma espécie de colágeno vegetal). Aqui no Brasil as que vendem em lojas de produtos naturais À GRANEL normalmente não funcionam como gelatina. Então o ideal é buscar em cerealistas pelo Brasil ou em lojas de produtos naturais que vendem a gelatina em saquinhos (a marca KANTEN é importada e funciona muito bem!).