Olá!

Muita gente me pergunta como consigo fazer para preparar comidas saudáveis no dia a dia com dois filhos.

É, não é uma tarefa fácil, mas dá pra ser mais simples do que você imagina!

Basta que a gente foque na SOLUÇÃO e tenha informações para saber fazer dar certo. E esse post de hoje é para te ajudar!

E aí Malu? Como você se organiza com a comida da semana no seu dia a dia casa?  Bom, com os feijões eu faço assim: no domingo de manhã por exemplo eu deixo de molho 500g de alguma leguminosa (grão de bico, lentilha, feijão) na água com suco de limão por ate 12 horas. Isso ajudá a eliminar os fitatos (que atrapalham nossa digestão e assimilação de nutrientes) e ajuda a cozinhar mais rápido.  De noite eu separo em algumas partes dessa leguminosa hidratada para fazer:  – feijão com caldo – hummus- panqueca ou – crispy (tipo salgadinho)  E dessa forma a cada semana vou variando as leguminosas. E tenho muito mais praticidade também no dia a dia com alimentos super ricos e fortes. Uns eu congelo outros ficam bem na geladeira.   RECEITASFEIJÃO COM CALDOEscolha feijões que dêem caldo. Fradinho, grão de bico por exemplo são mais difíceis de dar caldo.Ingredientes3 à 4 xícaras de feijão hidratado outra variedade de leguminosa que dê caldo6 xícaras de água3 folhas de louro1 cebola2 dentes de alhoAzeite ou óleo de coco (por volta de 1colher de sopa)Sal à gostoErvas: salsinha / coentro / cebolinha / cebollete / alho poró / hortelã / tomilhoModo de PreparoColoque o feijão, a água, o louro e o sal na panela de pressão. Feche e acenda o fogo médio e deixe até apitar. Quando apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10/15 minutos. Depois desse tempo desligue o fogo e deixe a pressão sair totalmente. Enquanto o feijão cozinha, pique a cebola e rale o alho (eu uso um ralador fininho para facilitar).Refogue a cebola no azeite ou óleo de coco até ficar transparente, depois adicione o alho e refogue mais. Pegue uma concha do feijão cozido e adicione ao refogado amassando bem. Isso vai ajudar a dar engrossar o caldo do feijão ;)Depois junte o refogado com o purê ao feijão e misture bem. Ligue o fogo novamente com a tampa aberta e deixe o feijão cozinhar por mais 5 minutos ou até chegar na consistência que desejar. Se precisar, mexa de vez em quando para não grudar no fundo. O importante é deixar destampado a panela para ir secando o feijão e deixar ele com um belo caldo. Sirva logo em seguida, ou espere esfriar e congele em porções.

HUMMUSTodas as leguminosas você pode fazer hummus. A mais famosa é com grão de bico, mas se dê a oportunidade de experimentar essa delícia aí de receita que criei e já ensinei Brasil a fora nos meus workshops.

Ingredientes

2 xícaras de feijão fradinho hidratado e cozido

1 colher de chá de cominho em grão

1 pitada de sal marinho

1 colher de sopa cheia de tahine cru (recomendo da marca Bioporã)

Suco de 1 limão

2 colheres de sopa de cebolinha picada

2 colheres de sopa de manjericão fresco

2 colheres de sopa de beldroega, ou azedinha ou outra PANC

Só um pouco de água do cozimento

Modo de Preparo

Processar ou liquidificar no modo pulsar todos os ingredientes até atingir uma consistência cremosa e homogênea.

PANQUECA

A panqueca pode ser feita com todas as leguminosas que fica uma delícia. Cada uma tem um sabor particular, mas vale experimentar.

Ingredientes

1 xícara de grão de bico (ou outra leguminosa) hidratado por 8 horas
1 colher de chá de salsa/cebola/alho desidratados (mas pode ser 1 dente de alho)
1 colher de chá de sal marinho não refinado
Fio de azeite
1/2 xícara ou mais de água (coloque aos poucos até ficar com uma consistência líquida e mais lisinha)

Modo de preparo
Liquidifique tudo até ficar o mais lisinho possível. Unte uma frigideira antiaderente e adicione uma concha pequena da massa espalhando bem por toda a frigideira. Deixe dourar dos dois lados. Sirva com o que quiser/ sugestões: abacate ou guacamole, queijinho de castanhas, babaganush, etc.

CRISPY

1 1/2  xícara de lentilha hidratada

Pitada páprica doce / defumada ou picante

sal à gosto

Pitada feno grego

Pitada pimenta do reino

Azeite

Modo de Preparo

Cozinhe a lentilha por apenas 5 minutos. Escorra a água. Seque um pouco com um papel toalha e tempere com os condimentos e depois regue com azeite. Envolva o máximo possível dos grãos de lentilha com as mãos no azeite. Distribua bem em uma travessa e leve ao forno médio/alto até ficar crocante. Mexa às vezes para dourar por toda ela. Depois de pronta, deixe esfriar e armazene em potes herméticos ou saquinho ziplock.

Experimente fazer essa dica para ter mais praticidade no dia a dia e receitas saudáveis! 😉

Se gostou, compartilha!

Beijos,

Malu